16/05/2009

Bolo de Aniversário do Pimpolho

Aqui vos deixo um passo a passo da colocção da pasta portuguesa no bolinho.

Para primeiro bolinho nao saiu assim tao mal e o resultado foi fabuloso, fiquei fã da pasta muito boa e ficou linda linda no bolinho do meu baby. Os Convidados adoraram e só recebi elogios.

O bolinho foi a massa de noz e com recheio de leite condensado com cocô

Aqui vos deixo a Receita original do bolo:

-220gr de farinha
-125gr de manteiga
-200gr de açucar
-6ovos
-1dl de leite
-200gr de miolo de noz
-1colher de chá de fermento
-1 pacote de natas
-sumo e raspa de 1 laranja

Preparação:
- Amassar a manteiga com 150 gr de açucar até ficar em creme. Juntar as gemas e bater muito bem. Por fim, adicionar o leite, as ntas, as nozes moidas e o fermento sempre a mexer.Bater as claras em castelo com uma pitada de sal e deitar o resto do açucar as 50gr. Adicionar à massa as claras, o sumo da laranja mais a raspa e a farinha peneirada mexendo delicadamente sem bater. Untar uma forma com manteiga e povilhar com farinha.Levar ao forno a 160ºc, durante 50 minutos mais ou menos.

A minha massa nao levou natas, juntei um bocadinho de canela e untei a forma com um spray de oleos que comprei na loja ISTO FAZ-SE.

O recheio foi uma lata de leite condensado e cocô até perder-lhe a vista (lol).Coloquei recheio no meio e em cima para a pasta aderir melhor.

Depois do bolinho estar frio comecei com a pasta, o grande desafio. Aqui vos deixo um Passo-a-Passo da pasta portuguesa



Amassa bem a pasta até ficar bem maleavel. Coloca-se açucar em pó e maizena na bancada para esticar com um rolo, conveem medir os lados do bolo com o rolo, eu nao o fiz porque so me sobrou um bocadinho massa. Depois de bem esticada a pasta enrolar com delicadeza e colocar por cima do bolo.Limpar o po do açucar e da farinha com um papel um bocadinho humido. Pressionar os lados/recantos do bolo. Deixar sempre um bocadinho de pasta a mais para esconder debaixo do bolo. Pois a pasta quando seca encolhe um bocadinho.



Pasta portuguesa em azul céu para as estrelinhas. Fiz o mesmo de cima amassei e estiquei a pasta. As estrelinhas colei com gotinhas de agua tambem podem usar clara de ovo.



Bem e este foi o resultado final!!!! Depois cortei os excessos da pasta e coloquei num pratinho. Uma dica colocquem logo o bolinho no prato pois é mais facil. A pasta demora mais ou menos 12horas a secar. Eu fiz tudo no dia anterior. O bolo não deve ir ao frio pois estraga a qualidade da pasta e o aspecto.
E aqui está o bolinho ja todo pipi eheh
São servidos/as???????????


Bjocas
e espero que tenham gostado de mais um passo-a-passo
Andrea








3 comentários:

Anónimo disse...

Compras te 1kg de pasta portuguesa ou a de 250g chega para esse tamanho?

Anónimo disse...

compras te a pasta portuguesa de 1kg ou a de 250gramas chega para esse tamanho?

Unknown disse...

Olá Ana,

Este bolo ou outro qualquer conveem sempre cobrir o bolo com 1 kg de bolo. Só se for um bolo pequeno agora bolos de festa normalmente são grandes.

Depois para complementar com desenhos é que se comprar as pastas de 250gr.

Uma dica e com a experinecia prefiro comprar as cores primárias e depois mistura-las para termos uma cor única e a cor que desejamos. Tambem fica mais em conta :)
bjinhos e dispõe sempre,
com miminhos,
Andrea